quinta-feira, 17 de junho de 2010

Música portuguesa com projecto de internacionalização


Foi apresentado ontem um projecto de exportação da música portuguesa ao Presidente da República, Anibal Cavaco Silva, numa audiência com representantes da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e da cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA).

Em declarações ao jornal Público, o presidente da GDA, Pedro Wallenstein, explicou que o projecto visa a criação de uma entidade que garanta a internacionalização da música nacional, "como já existe na maioria dos países europeus". O projecto vem assim ao encontro daquilo que o Presidente da República defendeu no seu discurso de 25 de Abril, no qual aconselhou uma aposta nas indústrias criativas para ajudar Portugal a sair da crise.

Esta iniciativa, que entretanto foi também apresentada aos Ministérios da Cultura, Economia e Negócios Estrangeiros, baseia-se num modelo de sucesso existente noutros países europeus, que em Portugal teria apoio do Estado mas também da SPA e da GDA e de fundos europeus. O orçamento anual desta entidade seria de meio milhão de euros.

As principais estratégias de internacionalização da música nacional, segundo este projecto, passariam pelo apoio de digressões internacionais, participação de músicos em feiras, eventos e prémios e a produção de conteúdos internacionais.

Um estudo apresentado pela SPA e a GDA indica que nos últimos dois anos os concertos de música nacional no estrangeiro têm vindo a diminuir e conclui que há uma "fraca penetração em três dos principais mercados mundiais: EUA, Inglaterra e Alemanha".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails