segunda-feira, 24 de maio de 2010

Björk e Ennio Morricone distinguidos com prémio equivalente a um 'Nobel'...


Björk, talentosa e multifacetada compositora islandesa, e Ennio Morricone, aclamadíssimo compositor italiano de bandas sonoras para cinema e televisão, foram contemplados com o Polar Music Prize 2010.

Este título - denominado como o prémio 'Nobel' da música, e criado em 1989 pelo falecido manager dos Abba, Stikkan Anderson - garante ainda aos músicos/compositores vencedores um prémio monetário de cerca de 100 mil Euros (um milhão de Krona, moeda sueca). O prémio será entregue dia 31 de Agosto pelo rei da suécia, Carl XVI, no Concert Hall, em Estocolmo. Entre outros titulares do Solar estão, por exemplo, os Pink Floyd, Paul McCartney ou Dizzy Gillespie.

"Björk é uma indomável força da natureza, uma artista que marcha apenas ao som das suas próprias melodias" transmitiu, em comunicado, o comité dos Polar. A cantora islandesa (nascida a 21 de Novembro de 1965) vê desta forma ser reconhecida uma carreira com mais de trinta anos, tempo em que fez parte das bandas Elgar Sisters, K.U.K.L. e Sugarcubes, lançando-se depois numa longa e frutuosa carreira a solo. Desta, destacamos os discos Post (1995), Homogenic (1997) e Vespertine (2001).



Já Ennio Morricone (10 Novembro de 1928) conta igualmente com uma carreira muito longa, mas bem díspar da de Björk. Brilhante compositor, criou as místicas e profundamente evocativas canções para mais de 400 filmes. Obras incontornáveis como The Good, The Bad, and The Ugly (1966), Once Upon a Time In The West (1968), ou Cinema Paradiso (1988) estão no seu currículo. Citando o comentário dos Polar Awards: "as suas composições e arranjos geniais elevam a nossa existência para um outro plano".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails