domingo, 4 de janeiro de 2009

Novos álbuns para 2009


Os Xutos & Pontapés, que estão prestes a celebrar trinta anos, os U2 e o músico norte-americano Bruce Springsteen marcam os primeiros meses de 2009 no mercado discográfico em Portugal, escreve a Lusa.

Trinta anos depois de terem tocado pela primeira vez nos Alunos de Apolo, em Lisboa, os Xutos & Pontapés preparam-se para festejar a efeméride com a edição de um novo álbum de originais, a sair no primeiro trimestre de 2009 pela Universal.

Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui têm prevista uma festa para 13 de Janeiro, dia oficial das celebrações, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, onde revelarão os planos para festejar os trinta anos.

Ainda nas edições portuguesas, para 2009 estão previstos novos álbuns de Paulo Furtado, no projecto a solo ''The Legendary Tigerman'' e com a participação de várias cantoras, do rapper Boss AC e do grupo hip hop Expensive Soul.

Os Pop Dell¿Arte, que já não editam um álbum de originais desde ''Sex Symbol'' (1995) e apesar de terem lançado alguns temas inéditos dispersos, deverão regressar em 2009 aos álbuns, que têm vindo a apresentar nos escassos concertos que programam.

João Branco Kyron, vocalista dos Hipnótica, lança o primeiro trabalho a solo em Fevereiro com ''O Maquinista'', e os bracarenses Smix Smox Smux editam o álbum de estreia pela editora independente Amor Fúria.

Quem também prevê editar em 2009 o primeiro álbum é B Fachada, pela FlorCaveira, assim como os Dazkarieh e The Weatherman.

Luísa Amaro, que durante anos acompanhou o guitarrista Carlos Paredes, edita em Fevereiro o álbum ''Meditherranios'' com originais e composições do repertório clássico turco e oriental para guitarra portuguesa.

Os Da Weasel pretendem entrar em estúdio em 2009, possivelmente só depois do Verão, para gravar o sucessor de ''Amor, escárnio e maldizer'', de 2007.

Quanto às edições internacionais, o destaque vai para a edição, em Janeiro, de ''Working on a dream'', décimo sexto álbum de estúdio do músico norte-americano Bruce Springsteen com a E Street Band.

Entre os 12 temas do novo álbum contam-se ''Working on a dream'', que Bruce Springsteeen estreou num concerto de campanha por Barack Obama, e ''The Wrestler'', do filme com o mesmo título e protagonizado por Mickey Rourke.

Para Março está aprazado o lançamento de ''No Line On The Horizon'', dos U2, o primeiro que a banda de Bono edita desde ''How to dismantle an atomic bomb'', editado em 2004.

Gravado em várias cidades, de Fez a Dublin, a edição do álbum será acompanhada de uma digressão internacional. Este ano especulou-se sobre a realização de um concerto dos U2 no próximo Verão em Portugal, mas a banda ainda não anunciou qualquer data para a próxima tournée.

Os escoceses Franz Ferdinand editam em Janeiro o álbum de originais ''Tonight: Franz Ferdinand'' e os ingleses Depeche Mode, que actuam a 11 de Julho no Porto no Festival Super Bock Super Rock, prevêem editar novo álbum na Primavera.

A estes acrescentam-se ainda novos álbuns de nomes como o músico brasileiro Marcelo Camelo, The Prodigy e Antony and the Johnsons, que actuam em Maio em Portugal.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails