terça-feira, 25 de novembro de 2008

NME recomenda o kuduro dos "gorduchos" Buraka Som Sistema


O NME dá nota 7 ao primeiro álbum dos portugueses Buraka Som Sistema, Black Diamond .

A crítica publicada on-line fala das raízes do álbum - de Angola a Lisboa - e diz que o rótulo kuduro, a bem traduzir (dizem eles) "rabo rijo", tem tudo a ver com uma energia "nervosa, miudinha e dançável" transportada além fronteiras pela batida de Lil'John, Riot e Condutor.

A resenha chama "hinos de festa" aos temas dos BSS, que a par de DJ Mujava and Esau Mwamwaya têm animado as pistas de dança das discotecas inglesas neste ano de 2008.

"A batida vertiginosa e carnavalesca dos Buraka, as trombetas vacilantes e a sonoridade electro rudimentar soam exactamente a algo a que a M.I.A quisesse juntar-se", diz o NME da participação da cantora do Sri Lanka no registo.

"Se Black Diamond - e o kuduro no geral - têm aquela energia nervosa e mágica é provavelmente porque Angola só há pouco tempo emergiu de 25 anos viciados de Guerra Civil", ressalva o artigo.

"Mesmo mediada por um grupo de portugueses gorduchos, esta música de festa é autêntica, com um sentido violento de libertação. Recomenda-se proteger o rabo", termina.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails