A revelação é no mínimo caricata mas pode vir a salvar muitas vidas. Uma equipa de médicos da Universidade de Illinois, EUA, descobriu que o êxito dos Bee Gees, ''Stayin' Alive'', ajuda a controlar o ritmo em que é realizada a massagem pulmonar durante uma reanimação cardiorrespiratória, noticia a agência Reuters.
A reanimação cardiorrespiratória é um conjunto de procedimentos, que podem incluir a respiração boca-a-boca e a massagem cardíaca, praticados a vítimas de ataques de coração ou de paragem respiratória. Durante a massagem cardíaca, o ritmo das compressões deverá ser de 100 batidas por minuto, um valor muito próximo das 103 batidas por minuto de ''Stayin' Alive''.
Num estudo conduzido por David Matlock, 15 médicos e estudantes de medicina conseguiram efectuar a massagem cardíaca ao ritmo certo em manequins de teste enquanto ouviam o clássico dos Bee Gees.
Depois de praticarem durante cinco semanas com a ajuda da canção, os médicos voltaram a testar a massagem cardíaca enquanto reproduziam mentalmente ''Stayin' Alive'' nas suas cabeças. Os resultados voltaram a ser positivos.
''A música de "Stayin' Alive" é muito apropriada à situação'', disse Matlock. ''Toda a gente já ouviu a música e as pessoas conhecem a canção e conseguem mantê-la na cabeça.''
Sem comentários:
Enviar um comentário