terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lady Gaga na faculdade?


A ideia surgiu a Mathieu Deflem, um professor universitário de 48 anos, depois de assistir acerca de 30 concertos de Lady Gaga em todo o mundo.

Fascinado pela estrela pop, o estudioso criou, na Universidade da Carolina do Sul, a cadeira Lady Gaga e a Sociologia da Fama, destinada a estudantes de Sociologia e outros alunos "suficientemente empenhados" no tema.

De acordo com o New York Times, os interessados poderão frequentá-la a partir da próxima primavera (programa e bibliografia abaixo), mesmo que não sejam admiradores da música de Lady Gaga. "O grande objetivo é desvendar algumas das dimensões sociologicamente relevantes da fama de Lady Gaga", pode ler-se na apresentação do curso.

Ainda segundo o New York Times, o professor e escritor Mathieu Deflem tem mais de 300 gravações de Lady Gaga, em CD e vinil, a maioria das quais edições internacionais dos álbuns The Fame e The Fame Monster . O académico criou também o site de fãs Gagafrontrow.net .

Para ler uma descrição completa da cadeira, que promete abordar as componentes sexual, religiosa e política do percurso de Lady Gaga e se destina exclusivamente a estudantes de Sociologia, siga este link.


Veja aqui o plano da insólita cadeira:

Parte I - Enquadramento Analítico: A Sociologia da Cultura Popular
a) Perspetiva Sociológica da Música
b) Fama e Celebridade enquanto factos sociais

Parte II - Objeto de Investigação: Lady Gaga
a) Vida e Eras
b) Música e Vídeos

Parte III - Análise: A Fama de Lady Gaga
a) Gestão e Marketing
b) Media: da Rádio à Internet
c) Fãs e espetáculos ao vivo
d) Cultura Gay
e) Religião e Política
f) Sexo e Sexualidade
g) Nova Iorque (& Hollywood)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails