domingo, 19 de setembro de 2010

Radiohead têm música nova


Num artigo sobre o panorama da indústria discográfica, publicado no site Index of Censorship e citado pela pitchforkmedia, Colin Greenwood revelou que os Radiohead acabam de completar "mais um grupo de canções. E já começámos a pensar como havemos de lançá-las, num panorama digital que voltou a mudar".

Depois de terem disponibilizado o álbum In Rainbows a preço livre na internet, os Radiohead continuam interessados em descobrir a melhor forma de levar a sua música aos fãs.

"Compreendo que agora somos nós quem difunde e distribui a sua música, mas tenho saudades da edição da música, da influência tutoral de pessoas como [o falecido radialista] John Peel ou uma boa editora de discos", escreve Colin Greenwood.

"Os locais de venda e media tradicionais estão estagnados - 70% de todas as vendas no Reino Unido vêm dos supermercados, as tabelas são dominadas pelos artistas dos concursos de televisão - e nós tentamos encontrar maneiras de lançar a nossa música que sejam tão boas como a música em si". Para o baixista dos Radiohead, neste artigo intitulado Set Yourself Free , a possibilidade de poder determinar os contornos do lançamento da música, "através das novas tecnologias", é algo que confere aos músicos significativo poder.

Depois de fazer um balanço da experiência In Rainbows, Colin Greenwood reflete sobre o momento presente da indústria e da música na internet: "Parece que é cada vez mais difícil ter música de forma tradicional, num objeto físico como o CD. Em vez disso, a música parece o parente pobre do software, em streaming ou trancada num aparelho portátil como um telefone ou o iPod".

"Hoje quase já não compro CDs e vou buscar a música a muitas fontes diferentes: Spotify, iTunes, playlists de blogues, podcasts, streaming on-line - ao escrever isto apercebo-me que o meu apetite pela música é tão grande como era há 13 anos, e como estou dependente da entrega digital", analisa Colin Greenwood.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails