terça-feira, 16 de março de 2010

Gorillaz acusados de plágio


Os Gorillaz estão a ser acusados de plágio por Eddy Grant, músico originário do país sul-americano Guiana, mas criado em Londres, que admite estar já a aconselhar-se com advogados. Grant garante que "Stylo", primeiro single do novo álbum Plastic Beach , é bastante semelhante a "Time Warp", tema que editou de 1983.

O músico vai mais além e diz, em declarações ao NME, que a linha de teclado das duas canções é exactamente a mesma e que os compositores de "Stylo" estavam cientes disso. "O Damon Albarn sabe bem lá no fundo - que pena não conseguirmos entrar no coração das pessoas - que esta é uma canção ["Time Warp"] que ele adorava nos seus tempos de andar em clubes... Não conheço o gajo... Mas ele sabe que esta é uma canção que ele adora".

Curiosamente, tanto Eddy Grant quanto os Gorillaz são artistas da editora EMI: "Numa relação decente eu teria recebido uma chamada da EMI a dizer que o Damon queria usar 'Time Warp' e a perguntar como queríamos negociar: 'Querem 100%, querem 60% ou 70% ou o que seja?'", disse Grant, completanto logo de seguida, "Essa chamada nunca chegou. Em vez disso, o que aconteceu foi que alguém foi consultar directamente um musicólogo, dando a entender que havia um pré-conhecimento de determinada infracção".

Um porta-voz da EMI terá dito posteriormente ao NME: "Este é um assunto privado entre Eddy Grant e os Gorillaz e nós não vamos fazer qualquer comentário adicional".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails