sábado, 5 de dezembro de 2009

Pete Doherty canta hino nazi... em Alemanha


O britânico Pete Doherty já pediu desculpa aos fãs e a todos os alemães por ter cantado os primeiros versos do hino nacional alemão que vigorou durante o período nazi. Tudo aconteceu durante uma actuação no festival on3, em Munique, no passado sábado.

Os versos cantados por Doherty ("Deutschland, Deutschland ueber alles", algo como "Alemanha, Alemanha acima de tudo"), abolidos do hino nacional alemão desde o final da II Guerra Mundial, foram interpretados como uma provocação e o músico acabou por ser obrigado a sair de palco, depois dos muitos apupos do público.

O concerto estava a ser transmitido em directo por uma rádio pública, que resolveu também dar por terminada a transmissão depois do sucedido. Os versos referidos foram cantados por Doherty durante uma versão de "Hit the Road Jack".

Segundo a BBC, o porta-voz do músico explicou num comunicado oficial que apenas "queria celebrar a sua presença em Munique tentando integrar-se com o público" e que "não estava a par da controvérsia" em torno daqueles versos em específico.

"O Pete tem ascendência judaica e lutou contra o racismo e o fascismo ao lado de numerosas organizações. Este é um assunto que lhe é muito próximo", explicou ainda o porta-voz.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o músico aborda o assunto: "Arbeit Macht Frei" ("Trabalho traz liberdade") é o nome de uma canção escrita por Doherty e editada no segundo álbum dos Libertines, sua ex-banda, e o slogan exibido pelos nazis nos campos de concentração.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails