sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lily Allen e Patrick Wolf contra pirataria criticam outras bandas


A britânica Lily Allen escreveu um extensíssimo post no seu blog do MySpace sobre os efeitos nocivos da pirataria musical , atacando pelo caminho músicos de bandas grandes como os Radiohead ou os Pink Floyd por dizerem que tudo está bem. A cantora arranjou um aliado de peso: Patrick Wolf subscreve o que Allen disse e acrescenta alguns pontos também.

Primeiro, Lilly Allen diz que a " pirataria musical está a ter um efeito perigoso na música britânica ", acrescentando logo de seguida que " alguns artistas realmente ricos e bem sucedidos como o Nick Mason dos Pink Floyd ou o Ed O'Brien dos Radiohead não pensam da mesma forma ", referindo-se a um artigo no jornal Times em que os músicos referidos se mostram pouco preocupados com a partilha de música ilegal.

" Provavelmente está tudo bem para eles, que esgotam digressões em grandes salas e têm as maiores colecções de Ferraris do mundo. Para os novos talentos, no entanto, a partilha de ficheiros é um desastre e está a fazer com que seja cada vez mais difícil as novas bandas afirmarem-se ", diz a cantora sem papas na língua. Allen explica também que tudo o que os artistas fazem lhes sai do bolso: "Quando consegues um contrato, todos os bonitos vídeos e posters que publicitam o teu álbum têm de ser pagos e, enquanto artista, tens de pagar por eles". Referindo-se à sua situação particular, acrescenta ainda: " Acabei de pagar todo o dinheiro que devia à minha editora. Tenho a sorte de ter tido sucesso e conseguido pagar tudo, mas nem toda a gente é tão afortunada ".

O estado das coisas, segundo Allen, reduz a música britânica assinada pelas editoras aos "fantoches de Simon Cowell" (olheiro de editoras que se tornou conhecido com os programas de novos talentos Ídolos, X Factor ou America's/Britain's Got Talent): "A falta de dinheiro faz com que as pessoas responsáveis pela procura de novos talentos não possam arriscar e só assinem artistas que pensem que vão ser rentáveis, o que novamente faz com que a música britânica se tenha transformado nos fantoches de Cowell".

Depois de elogiar sites como o Spotify ou o MySpace , que "não roubam os artistas", porque permitem que as pessoas "ouçam as músicas e vejam se gostam delas antes de as comprar", Allen termina da seguinte forma: " É este o caminho que queremos para a música britânica? Agora, obviamente que vou beneficiar com a luta contra a pirataria, mas penso que se não a combatermos, a música britânica vai sofrer ".

Para ler a entrada no blog de Lily Allen na íntegra, siga este link.

Patrick Wolf , partindo da leitura do texto de Allen, falta também da situação degradante da maioria das grandes editoras "que têm mais dívidas do que aquilo que se possa imaginar", antes de explicar a sua situação actual: " Não vivo o estilo de vida dos helicópteros e limusinas. Estou neste momento a decidir se gasto o meu último dinheiro, que ganhei nos concertos que fiz este ano, a gravar as cordas e os coros do meu novo álbum ou na renda até Dezembro , este é apenas um exemplo de como muitos outros artistas vivem".

" Enquanto músicos, temos de pagar aos outros músicos e equipa que nos acompanham, bem como os managers e acima de tudo os advogados e contabilistas... Se vocês não pagarem pela música, como é que os músicos de amanhã e de hoje conseguem sobreviver. Nos sete anos que passei neste negócio, vi incontáveis editoras de música a falir e estúdios de gravação a fechar ou a serem vendidos a imobiliárias que depois constroem complexos luxuosos de apartamentos".

A terminar, o músico diz: " Penso que é altura de nós, enquanto músicos, falarmos acerca destes assuntos. Senti-me mesmo inspirado pelo que a Lily escreveu no seu blog. O melhor que consigo dizer é que estou no mesmo barco que vocês e que o barco se está a afundar... Mas o que é a vida sem esperança!! Vamos dar início a um novo futuro... Pensar de onde vem toda a música boa... Façam o que possam para proteger a música de que gostam, invistam em compras físicas, pensem em toda a máquina que transforma a vossa banda favorita tão fabulosa e inspiradora... E de como eles deveriam ser capazes de sobreviver tão bem quanto vocês (...) Lily... Força aí...".

Para ler, na íntegra, o texto de Patrick Wolf, siga este link.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails