A Warner Music está a retirar vídeos dos artistas do seu catálogo do YouTube, devido ao pagamento dos direitos.
Entre os artistas contemplados podemos encontrar nomes como Madonna (na foto), Red Hot Chilli Peppers e Led Zeppelin, entre muitos outros.
Em causa está o valor que o YouTube paga à Warner por cada visualização dos vídeos dos seus artistas. Até agora, o site da propriedade do Google, pagava à editora norte-americana um penny por cada clique no vídeo ou uma percentagem da publicidade que o acompanha. Recentemente, a Warner tentou aumentar o valor da licença, mas o YouTube não aceitou as novas condições, levando ao boicote.
''Simplesmente não podemos aceitar estes termos, insuficientes para compensar os artistas, compositores, editoras e distribuidores'', pode ler-se num comunicado do gigante norte-americano.
Por seu lado, o site de partilha de vídeos explica a sua posição na disputa. ''Apesar do nosso esforço constante, nem sempre é possível manter estes acordos inovadores. Por vezes, se não é possível atingir termos de negócio aceitáveis, temos de deixar de estar ligado aos nossos outrora sócios de sucesso'', publicaram os responsáveis pelo YouTube no seu blog.
Recordo que a Warner foi a primeira etiqueta a negociar com o YouTube o pagamento de direitos de reprodução dos vídeos.
Sem comentários:
Enviar um comentário