segunda-feira, 29 de setembro de 2008

AC/DC dizem não ao iTunes: "fazemos álbuns, não fazemos singles"


Os australianos AC/DC dizem que está fora de questão vender o novo álbum Black Ice , com estreia marcada para o dia 20 de Outubro, no iTunes.

Em declarações ao jornal inglês The Telegraph , a banda explicou que o registo não vai ter versão digital porque entende o conceito "álbum" como um trabalho completo, que representa a banda num determinado momento da sua carreira, e não um pacote de faixas de música disponíveis para download.

"Não fazemos singles, fazemos álbums (...) nos anos 70 escrevemos uns números num envelope para a nossa editora e mostrámos-lhe quanto é que rendia vendermos um milhão de singles e um milhão de álbuns. A diferença era conclusiva", disse o guitarrista Angus Young.

"Se estivéssemos à venda no iTunes, tenho a certeza que uma grande percentagem das pessoas só ia fazer o download de duas ou três músicas do álbum - achamos que isso não representa a nossa música", acrescentou.

Quem partilha da mesma opinião são os recentes vencedores do Mercury Prize, os britânicos Elbow: "O iTunes é responsável pela morte do álbum", diz o vocalista Guy Garver no mesmo artigo que debate a mudança impressa no mercado musical pela popular loja on-line.

Com a hipótese de optar pela compra de êxitos em vez dos álbuns completos - a título de exemplo a bem cotada "I Kissed a Girl", de Katy Perry, vendeu 2,2 milhões de unidades enquanto o álbum de estreia da inglesa se ficou pelas 282 mil cópias.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails