sexta-feira, 27 de junho de 2008

Jack Johnson "boa onda" no Atlântico

Jack Johnson actuou esta Quinta-feira no Pavilhão Atlântico. A sala lisboeta não lotou para receber o surfista cantor, ao contrário das suas duas últimas passagens pelo nosso país, nas quais teve casa cheia, tanto no Coliseu dos Recreios (2005) como no Atlântico (2006). Ainda assim, o músico havaiano não defraudou as expectativas dos presentes e protagonizou um concerto de duas horas, algures entre o profissional e o emocionante, sempre pleno de boas vibrações e, claramente, perante uma plateia de conhecedores.

O pretexto para o regresso a terras lusas era o de apresentar o novo e quarto disco, "Sleep Through The Static" e, assim, o início da actuação foi ao som de "Hope", uma das faixas desse registo. Seguiu-se um alinhamento coerente, dividido entre os anteriores álbuns de originais e algumas incursões pelas várias bandas sonoras que Johnson editou ao longo da sua carreira.

O ambiente no Pavilhão Atlântico tinha tudo a ver com o cocktail sonoro da noite, assente na surf music com travo a country, blues, rock e reggae, sempre com uma toada melódica e melancólica. A concentração de havaianas, calções e demais trajes frescos de Verão era elevada, até porque a noite convidava a deixar os casacos em casa. Além disso, havia muitos casais de namorados que, certamente, se revêem nas muitas canções, ora mais românticas, ora mais lamechas, que o artista tem escrito para a sua mulher.

É inegável a entrega de Jack Johnson aos seus seguidores. O músico até pode não ser um comunicador nato, mas compensa essa falta de diálogo com o público em forma de músicas. Ao todo tocou cerca de trinta neste regresso a Portugal. Os temas de "In Between Dreams" continuam, claramente, a ser os mais esperados pelo público luso, ou não fosse esse um dos discos mais bem sucedidos do cantor no nosso país. Assim, "Sitting, Waiting, Wishing", "Good People", "Better Together" e "Breakdown" foram cantados em uníssono, alguns deles com direito a isqueiros e telemóveis no ar. "Upside Down", da banda sonora do filme "Curious George", foi outra das músicas mais aclamadas da noite, bem como "If I Had Eyes", o single de apresentação do mais recente trabalho. Ao longo da apresentação Johnson foi alternando entre o ukulele, a guitarra acústica e a eléctrica, esta última com forte presença nas composições de "Sleep Through The Static". G. Love e Mason Jennings, que actuaram, e bem, na primeira parte do espectáculo, haviam de juntar-se ao amigo havaiano para interpretar várias músicas, algumas delas coloridas pela harmónica de Love.

Entre os fãs "I love you Jack" foi frase recorrente e o músico devolveu os piropos, dizendo que "vocês são o melhor público" e "não me importava que me acompanhassem na minha digressão". A música de Jack Johnson pode ser apaziguadora e não levantar grandes ondas, em boa verdade é um mar flat a perder de vista, no entanto, nem por isso deixa de ser plena de emoção e das vibrações mais positivas e nada disso faltou em mais um espectáculo em terras lusas.

O alinhamento do concerto foi o seguinte:
Hope
Never Know
Flake
Monsoon
Sitting, Waiting, Wishing
Sleep Through The Static
Go On
Do You Remember
Upside Down
Bubble Toes
Waisting Time
No Other Way
Constellations
Breakdown
Banana Pancakes
Girl I Wanna Lay You Down
Same Girl
Rodeo Clowns
Staple It Together
Inaudible Melodies
Good People
If I Had Eyes

1º encore
All At Once
I Love You and Buddha Too
Times Like These
Angel
Better Together

2º encore
Mudfootbal (For Moe Lerner)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails